Osteopatia é um tratamento surgido nos EUA, cujo criador foi o Dr. Andrew Taylor Still, que apresentou os princípios desta terapia natural. É um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).
A Osteopatia deve ser desmistificada, pois está baseada na anatomia, na fisiologia e semiologia, não deve ser considerada esotérica e sim cartesiana, não há receitas, mas sim um tratamento que se baseia em exame clínico. O exame osteopático deve levar a um ato terapêutico.
Várias patologias podem ser tratadas com a Osteopatia. Entre elas incluem:
– Lesões musculares, ligamentares, articulares e tendinosas; – Algia em coluna vertebral (cervicalgias, cervicobraquialgias, lombalgias, etc); – Dores de cabeça (enxaquecas); – Distúrbios da articulação têmporo-mandibular; – Lesões ocupacionais (LER e DORT); – Dores abdominais (gastrite, cólicas menstruais, etc.); – Lesões do esporte.