Search
Close this search box.

Microfisioterapia

A Microfisioterapia é uma técnica de terapia manual que consiste em identificar a causa primária de uma doença ou sintoma e estimular a auto-cura do organismo, para que o corpo reconheça o agressor (antígeno) e inicie o processo de eliminação. Essa agressão primária deixou traços (cicatrizes) que atrapalham o funcionamento das células, esses traços ficaram guardados na memória do tecido, por uma deficiência do sistema imunológico que não conseguiu eliminar o agressor.

 

Todo ser vivo e capaz de adaptar-se, defender-se e se corrigir de eventos agressores, como, acidentes, dores, perdas, viroses, resfriados, enfim, agressões físicas e/ou emocionais, mas quando essas agressões ultrapassam a capacidade de defesa do organismo, a vitalidade do corpo e alterada e surge a doença.

 

A terapia busca saber qual e a causa do desequilíbrio ou doença e em que fase da vida ocorreu, através de micro palpações, para que a pessoa possa assimilar e eliminar o trauma ou agressor responsável pela origem dos sintomas, que pode ser tóxico, físico ou emocional. É preciso então identificar porque o corpo está escolhendo este caminho e, quando entendemos realmente o que está acontecendo (qual a causa?), temos mais chance de caminhar para a cura.

Desenvolvida na França em 1983 pelos fisioterapeutas e osteopatas Daniel Grosjean e Patrice Benini. Seu embasamento teórico iniciou pelos estudos da embriologia, filogênese e ontogênese. Com essas informações desenvolveram mapas corporais específicos (similares aos meridianos da Medicina Oriental) e gestos manuais específicos e suaves que permitem identificar a causa primária de uma doença ou disfunção, promovendo assim o equilíbrio e manutenção da saúde.

Em 1984 foi fundada a Associação Internacional de Microfisioterapia com sede na França (A.C.D.M.) que regulamenta e incentiva o estudo contínuo da técnica e promove congressos internacionais para atualizações.

 

Bases da Microfisioterapia

 

1- Auto-Cura – todo ser vivo é capaz de fazer algo por ele mesmo e para ele mesmo usando sua capacidade de autogestão e auto correção, que esta na base da imunologia e cicatrização. O corpo pode reconhecer seu agressor e se defender, mas quando a agressão é muito forte ou chega de surpresa e o corpo não reconhece o agressor, esta capacidade de se defender não se manifesta e os sintomas da doença se instalam. O terapeuta mostra ao corpo a origem da agressão para que então se inicie o mecanismo de auto cura.

 

2 – Cicatriz Patológica – é o vestígio deixado pelo agressor no corpo. Isto acontece quando o corpo tenta reparar uma agressão, mas não consegue eliminar o agente agressor por uma deficiência do sistema imunológico ou porque a agressão foi muito forte. Esta cicatriz deforma a célula e atrapalha sua função; o local onde a cicatriz se instala se caracteriza pela diminuição ou perda de vitalidade e então desencadeia os sintomas.

 

3 – Correção Homeopática – De acordo com o grande princípio da homeopatia, o gesto da correção será efetuado sobre o local da porta de entrada da agressão (sobre a cicatriz patológica) e será o menor possível, de maneira infinitesimal (micro).

 

4 – Micropalpação – é o gesto utilizado pelo terapeuta para trabalhar. É a sensação entre as duas mãos que diz se o ritmo vital está em bom estado de funcionamento dos tecidos ou se há perda de ritmo vital (percebe-se algo denso entre as mãos).


Indicação:

– Alterações respiratórias e de pele, alergias;

– Enxaquecas;

– Depressão;

– Distúrbios do sono;

– Distúrbios hormonais ou sexuais;- Distúrbios alimentares, do metabolismo, peso;

– Síndrome do pânico;

– Alteração no funcionamento dos órgãos, gastrointestinais (constipação, azia, etc.);

– Traumas emocionais (perdas, abandonos, separações, etc.);

– Dores físicas (lombalgias, ciatalgias, cervicalgias, fibromialgia, etc.);

– Traumas físicos (entorses, contusões, luxações, acidentes, etc.);

– Ansiedade, depressão;

– Fobias/Medos;

– Problemas escolares;

– Falta de atenção e concentração;

– Hiperatividade;

– Agressividade;

– Problemas urogenitais;

– Prevenção de doenças;

É indicada para qualquer pessoa, independente da patologia ou idade, portanto todos podem se beneficiar.
A Microfisioterapia é uma técnica complementar que visa encontrar a causa dos eventos.
Não se opõe a Medicina ou a Fisioterapia, atuando de forma preventiva ou curativa.

 

A sessão:

 

A sessão de tratamento tem início com a avaliação das queixas das disfunções do paciente e, a partir de então, com o mesmo deitado sobre a maca, o terapeuta vai realizar micropalpações nos diferentes tecidos do organismo, como tecido nervoso, muscular e visceral, através de uma seqüência específica e organizada, definida por mapas desenvolvidos através de estudos com base na embriologia.

Logo, vai investigar a origem de cada lesão e após encontrar a causa primária do distúrbio, o terapeuta através de micromovimentos em rotação, aspiração, toque e pressão reinformará o organismo para que ele reaja a esta agressão, eliminando todas as memórias de sofrimento inscritas no organismo. É normal aparecerem reações nos primeiros dias após o tratamento, pois o corpo estará eliminando os agentes agressores do organismo. Tais reações serão sutis ou imperceptíveis e devem desaparecer em dias ou semanas.


O tempo de duração da sessão é de aproximadamente uma hora, os intervalos entre as sessões são de aproximadamente 40 à 60 dias e em média desde a primeira sessão os pacientes relatam melhora dos sintomas, em geral com 3 sessões os pacientes apresentam melhora significativa e em grande parte dos casos, a cura. A técnica não provoca dor e o paciente permanece deitado na maca durante o atendimento. É indicada a ingestão de muita água e a não realização de esforços desnecessários nos primeiros dias, a fim de auxiliar na eliminação.

 

Dr. Afonso Shiguemi Inue Salgado

 

Escola de Terapia Manual e Postural – www.fisioterapiasalgado.com.br

Iniciar conversar
1
Precisa de ajuda?
Olá!!
Como podemos te ajudar?