jun 072017
 

Dores no pescoço, também chamada de cervicalgia é muito comum nos dias de hoje. Isso porque fatores como a má postura adquirida durante o trabalho, ao dormir, ao dirigir, fatores emocionais e atividades do dia a dia como o uso incorreto do celular, nos levam a sentir dores.

Um exemplo de má postura diária, que a maioria de nós fazemos, é ao usar o celular, levamos, sem perceber, a cabeça para frente e inclinando para baixo em direção ao aparelho.

O grande problema desse fato, é que muitos não sabem, mas a cabeça de um adulto pesa em torno de 5 a 8 Kg e ao curvar a cabeça para frente por longos período podem ocorrer danos irreversíveis na coluna cervical gerando uma má qualidade de vida.

Diante deste fato rotineiro é muito comum sentir esse desconforto…, mas você já foi buscar tratamento? Ou fez alguma coisa para aliviar a dor?

Pois bem, o Pilates ajuda e muito no tratamento das dores no pescoço e principalmente ajuda você a desenvolver uma postura correta para evitar dores futuras.

As causas mais comuns para as dores no pescoço, são fatores posturais, ergonômicos ou traumas mecânicos.

Muitos trabalhadores estão sob o estresse do dia a dia, horas em frente ao computador e sem pausas no trabalho, pois não possuem a ginástica laboral em sua empresa.

Além disso, outros fatores podem levar a vir apresentar este desconforto, entre eles:

  • Pode ocorrer um acidente de trânsito ou queda e pode ser resultado do estiramento dos ligamentos e músculos.
  • Hérnia de disco cervical.
  • Disfunções da articulação têmporo-mandibular (ATM).
  • Estress emocional.
  • Cefaleia.
  • Tumor, infecções, inflamações, trauma ou compressão contínua e intermitente da raiz nervosa.

Os princípios do Método Pilates são um grande aliado para o alívio das dores no pescoço. Pois além de auxiliar na mobilidade da coluna cervical e minimizar os sintomas ocasionados pela má postura, ele visa melhorar a pratica dos movimentos associados com a respiração, ajudando na prevenção e evitando recidivas de algias.

Os exercícios promovem o relaxamento e alongamento dos músculos do pescoço, garantindo que você ganhe consciência corporal a fim de reeducar os movimentos da cervical, cabeça e cintura escapular.

É importante saber que não bastam apenas os exercícios para uma boa reabilitação. Você precisa se atentar a alguns cuidados no dia a dia para evitar possíveis lesões, como:

  • Modificar suas as atividades do dia a dia que gerem dor e desconforto.
  • Ao trabalhar em frente a um computador na posição sentada mantenha cabeça e coluna alinhadas, os pés bem apoiados no chão e manter os olhos no mesmo nível do computador
  • Na hora de dormir o paciente deve utilizar um travesseiro que mantenha o pescoço alinhado, evitar dormir de barriga para baixo, pois essa posição a cabeça tende a girar para a lateral e ocasionar um torcicolo.
  • No trabalho ou em casa, evitar levanta pesos que sobrecarregam a cervical, se necessário pedir ajuda para alguém.
 Posted by at 14:44

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