abr 202017
 

A corrida atualmente está se tornando uma atividade muito praticada no mundo inteiro. Seja corrida de rua ou trilhas, estão se popularizando cada vez mais.

Você pode praticar em qualquer lugar, seja no seu bairro ou no parque da cidade, e a qualquer horário. Diferencial importante para se adequar as rotinas agitadas dos dias de hoje.

Porém, com essa popularização da corrida, também surgem alguns problemas. Isso porque, na grande maioria das vezes, a corrida não é acompanhada de um profissional, então é muito comum que o praticante se machuque durante a corrida.

A corrida faz com que o atleta faça movimentos repetitivos, sem muitas oscilações. E isso causa um impacto repetitivo nos mesmos músculos e articulações. E se esse movimento for realizado de maneira errada, o mesmo lugar que sofre o impacto constante será lesionado.

O Método Pilates pode ser um grande aliado no tratamento e prevenção de lesões dos corredores.

A alta incidência de lesões pode ser consequência da fatal de fortalecimento na musculatura e articulações, falta de condicionamento físico, e adaptação física em si.

Com seus seis princípios, o Pilates para corredores pode ser uma das (para não sermos parciais demais e dizer “a mais”) atividades físicas mais recomendadas para ser praticadas em paralelo com a corrida.

  • Fortalece os músculos e promove o reequilíbrio muscular – esse aumento da resistência muscular proporcionado pelo Pilates é essencial para que o corpo fique mais resistente a provas ou competições mais longas.
  • Melhora a postura – isso resulta em um menor gasto energético e consequentemente melhora a performance. A postura durante a prática da corrida deve ser com o corpo alinhado, cabeça erguida e olhar para frente, braços se movimentando sem cruzar na frente do corpo e pernas alinhadas sem fazer rotações dos joelhos e pés.
  • Melhora a concentração
  • Melhora a coordenação com a consciência corporal – Com isso o atleta irá realizar os exercícios de forma controlada e consciente, pensando em cada movimento realizado coordenando com a respiração e acionando músculos de forma correta.
  • Diminui sobrecarga na coluna
  • Melhora a respiração, o que aumenta a capacidade e controle respiratório – O Pilates para corredores promove a inspiração longa, o que expande a caixa torácica e melhora a capacidade pulmonar. E a boa respiração está diretamente ligada ao rendimento do atleta, principalmente na corrida que exige grande esforço.
  • Melhor equilíbrio prevenindo as lesões – Um corpo equilibrado, com músculos e articulações o corpo do atleta pode além de diminuir o desempenho causar lesões, como as citadas acima.
  • Melhora da técnica de corrida
  • Diminui tempos de provas por movimento mais eficiente e sem dor.
  • Melhora a mobilidade articular – com o alongamento oferecido pelo Método, durante a prática o atleta irá ter mais qualidade pois seu corpo estará devidamente preparado.

Revista Brasileira de Pilates, 4 de Abril de 2017

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