maio 112016
 


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Hoje em dia é cada vez mais comum que as mulheres planejem sua gestação de acordo com o momento de vida. Normalmente, após a consulta a um Ginecologista e Obstetra são dadas algumas orientações para que seja possível preparar o organismo da melhor forma possível para uma futura gestação.

Tão importante quanto um organismo preparado, é ter um corpo forte para se adaptar com maior facilidade as mudanças do corpo gestante.

Apesar da gestação ser algo natural e que o corpo deveria estar teoricamente preparado, o mundo moderno fez com que isso fosse modificado e que o sedentarismo se tornasse muito frequente. A boa notícia é que o Pilates ajuda (e muito!) a preparar a mulher para as mudanças do corpo gestante.

O período que antecede a gestação é o melhor momento para deixar a musculatura do abdome preparado. É necessário um abdome forte para que ajude na sustentação do útero gravídico, mas também um abdome alongado, que permita que o útero tenha espaço para crescer, evitando uma possível diástase abdominal (afastamento do reto abdominal com perda de alavanca de força da musculatura).

Ao iniciar o Pilates antes da gestação, não existem restrições de exercícios, fazendo com que o leque de opções seja muito mais amplo para preparar o corpo.

Abdome e assoalho pélvico fortes ajudam a sustentar o aumento progressivo do volume uterino, evitando possíveis desconfortos na coluna lombar devido a horizontalização do sacro e aumento da curvatura lombar, e também a incontinência urinária, que apesar de comum não deve acontecer.

Para ajudar a estabilizar as articulações, os músculos e ligamentos merecem atenção especial, já que haverá um aumento de peso e também uma mudança do centro de gravidade e esquema corporal, podendo gerar sobrecargas.

Além disso, não podemos esquecer a região torácica, já que um dos sintomas iniciais é o aumento do volume e peso das mamas, trazendo desconfortos relacionados à hipercifose torácica.

Pretende engravidar? Prepare seu corpo! Com toda certeza irá fazer diferença na sua disposição e bem-estar!

Lembre-se de sempre procurar um profissional especializado. Bom treino!

Ana Regina Nogueira
CREFITO-3 163265/F
Fisioterapeuta idealizadora da Umana Pilates – para o corpo gestante

 Posted by at 11:36

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